LIDERANÇA E ACTION LEARNING

UMA NOVA ABORDAGEM PARA DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

Action Learning rapidamente se tornou uma das ferramentas mais poderosas e eficazes empregadas por organizações de todo o mundo para desenvolver e formar seus líderes. Empresas como a Boeing, DuPont, Motorola, Alcoa e Nokia recentemente adotaram Action Learning para resolver seus problemas complexos e críticos, bem como para desenvolver as competências e atributos necessários a seus líderes para que possam ter sucesso no século 21. O que se tornou cada vez mais claro para quase todas as organizações é que os tempos atuais estão exigindo um tipo diferente de liderança, com um estilo e habilidades que podem ter dado certo num ambiente mais estável e previsível do século 20 mas que serão inadequados nesta nova era de incerteza e rápida mudança, na qual já é bem difícil definir o problema, muito mais ainda arquitetar as possíveis soluções.

 

Embora muitas organizações continuem a usar diferentes maneiras de preparar seus líderes (programas de treinamento tradicionais ou cursos das escolas de negócios), elas reconhecem que os resultados são lentos e insatisfatórios. Por quê? A principal razão está relacionada ao fato de que o grande foco está em dimensões isoladas, como a personalidade do líder, habilidades em tarefas específicas, ou a competência para lidar com a cultura e o ambiente organizacional.

 

O desenvolvimento de liderança, como praticado pela maioria das empresas e instituições de ensino superior, de acordo com Dilworth (1996) "produz indivíduos que são tecnologicamente alfabetizados e capaz de lidarem com modelos de resolução de problemas complicados, mas são essencialmente distantes das dimensões humanas que devem ser levadas em conta. Eles podem ser bons em downsizing e reestruturação corporativa, mas não conseguem lidar com uma força de trabalho desmoralizada e os desafios de longo prazo resultantes. Esses chamados programas de desenvolvimento oferecem excelentes habilidades técnicas, mas os aspectos sociais e interpessoais das organizações que, em grande parte criam a dinâmica da cultura corporativa, são deixados de lado." (P. 49) Por outro lado, Action Learning tem poder devido ao fato de que ela não isola qualquer dimensão a partir do contexto em que os gestores trabalham. Ela desenvolve a liderança para toda a organização. Ele também reconhece que não se pode dissociar o que os líderes aprendem de como eles aprendem porque o que uma pessoa aprende necessariamente influencia o aprendizado da outra pessoa.

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ATRIBUTOS E HABILIDADES DE LIDERANÇA NECESSÁRIAS PARA O SÉCULO 21

Uma revisão da literatura e das afirmações de executivos líderes mundiais (Kanter, 1997, Spears de 1995, Rhinesmith de 1996, Kotter de 1998, Marquardt, 1999, 2000), mostra o surgimento de sete atributos como sendo essenciais para liderar no século 21:

  • Pensador Sistêmico

  • Agente de mudança

  • Inovador e tomador de risco

  • Servidor e cuidador

  • Coordenador policrônico

  • Professor, mentor, coach e aprendiz

  • Visionário e criador de visão

Action Learning pode desenvolver cada um destes atributos. É uma metodologia que vem sendo usada por mais de 50 anos para desenvolver liderança e gera

 

r resultados para o negócio por meio da solução de problemas reais, críticos e urgentes. Considerando o contexto atual no qual as organizações estão operando e as respectivas competencias necessárias do líder do século XXI, novamente Action Learning mostra-se a metodologia adequada para este propósito.

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