LIDERANÇA E ACTION LEARNING
UMA NOVA ABORDAGEM PARA DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

Action Learning rapidamente se tornou uma das ferramentas mais poderosas e eficazes empregadas por organizações de todo o mundo para desenvolver e formar seus líderes. Empresas como a Boeing, DuPont, Motorola, Alcoa e Nokia recentemente adotaram Action Learning para resolver seus problemas complexos e críticos, bem como para desenvolver as competências e atributos necessários a seus líderes para que possam ter sucesso no século 21. O que se tornou cada vez mais claro para quase todas as organizações é que os tempos atuais estão exigindo um tipo diferente de liderança, com um estilo e habilidades que podem ter dado certo num ambiente mais estável e previsível do século 20 mas que serão inadequados nesta nova era de incerteza e rápida mudança, na qual já é bem difícil definir o problema, muito mais ainda arquitetar as possíveis soluções.
Embora muitas organizações continuem a usar diferentes maneiras de preparar seus líderes (programas de treinamento tradicionais ou cursos das escolas de negócios), elas reconhecem que os resultados são lentos e insatisfatórios. Por quê? A principal razão está relacionada ao fato de que o grande foco está em dimensões isoladas, como a personalidade do líder, habilidades em tarefas específicas, ou a competência para lidar com a cultura e o ambiente organizacional.
O desenvolvimento de liderança, como praticado pela maioria das empresas e instituições de ensino superior, de acordo com Dilworth (1996) "produz indivíduos que são tecnologicamente alfabetizados e capaz de lidarem com modelos de resolução de problemas complicados, mas são essencialmente distantes das dimensões humanas que devem ser levadas em conta. Eles podem ser bons em downsizing e reestruturação corporativa, mas não conseguem lidar com uma força de trabalho desmoralizada e os desafios de longo prazo resultantes. Esses chamados programas de desenvolvimento oferecem excelentes habilidades técnicas, mas os aspectos sociais e interpessoais das organizações que, em grande parte criam a dinâmica da cultura corporativa, são deixados de lado." (P. 49) Por outro lado, Action Learning tem poder devido ao fato de que ela não isola qualquer dimensão a partir do contexto em que os gesto