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SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM APRENDIZAGEM E RESULTADOS PARA O NEGÓCIO


TRIPLO BENEFÍCIO

Um dos atrativos de Action Learning é a simultaneidade de ganhos que esta metodologia inovadora proporciona: resultados para o negócio, por meio das soluções criativas e inovadoras para os problemas urgentes e críticos da Organização, que são produzidas nas sessões; aprendizagem e desenvolvimento de competências de liderança dos participantes e possibilidade de modelar uma learning organization, aquela empresa que aprende fazendo e que aplica o que aprendeu, num ciclo virtuoso e contínuo. Michael Marquardt e Bea Carson, presidente do WIAL Board e Global WIAL, respectivamente, publicaram dezenas de artigos relatando os cases de sucesso e resultados obtidos com Action Learning. Entretanto, nós, do WIAL Brasil, temos sido estimulados a trazer exemplos brasileiros. Por se tratar de uma metodologia recente em nosso país, ainda é pouco conhecida pela maioria das empresas mas os resultados obtidos são empolgantes e podem estimular sua utilização, uma vez que o contexto atual demanda criatividade para fazer mais com menos.

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CLAREZA PARA O PROBLEMA

"Como atingir zero acidentes graves no trabalho". Este foi um problema trazido por um grupo de gestores de uma empresa listada na Revista Exame como uma das 150 melhores para se trabalhar. Por meio das perguntas no desenvolvimento da sessão e após o consenso, o problema foi declarado da seguinte forma: “os empregados não seguem os procedimentos de segurança e estão se acidentando”. A partir desta perspectiva e compreensão, a geração de soluções ganhou foco.

“Como reduzir a reclamação dos clientes” foi outro problema trazido pelos grupos das áreas comerciais desta mesma empresa. Este é um problema critic e urgente pois a empresa em questão, que atua num mercado regulado, tem metas de satisfação de clientes para atingir, caso contrário corre o risco de perder a concessão. Examinando e explorando o problema, percebeu-se que esta era a ponta do iceberg, um sintoma da falta de integração de processos e áreas. A partir desta simples conscientização, várias ações foram elencadas e o foco das soluções se fixou no trabalho conjunto das áreas envolvidas.

O VALOR DE ACTION LEARNING

Um grupo de Action Learning de uma empresa do setor de transportes trouxe o problema da manutenção da qualidade dos serviços prestados limitado pela falta de investimento dos acionistas. Como resultado, foram geradas algumas ações:

  • Criar um comitê de crise com foco neste problema

  • Realizar reuniões com a base dos empregados bem como com os pares de outras áreas para ouvir sugestões

  • Reavaliar investimentos: analisar os postergáveis e priorizar aqueles de maior impacto.

Numa empresa líder no setor de infra estrutura. seus diretores trouxeram o seguinte problema: “considerando a crise atual do país, devemos revisar a peça orçamentária? As perguntas de exploração do problema geraram algumas reflexões do tipo: porque estamos com este problema? ou: já tivemos este problema no passado? Com o transcorrer da sessão, foi ficando claro que o orçamento era apenas a ponta visível de um problema raíz relacionado a liquidez. Assim, após duas rodadas de consenso, o problema ficou colocado da seguinte forma: Estamos com falta de liquidez, na empresa, como resolver? Todos apreciaram o valor da sessão pois a questão foi se desdobrando naturalmente e perceberam que olhar este problema em partes ajudaria no encaminhamento das ações para solução.

O poder de Action Learning é percebido pelos participantes pela constatação do progresso que obtém em tão pouco espaço de tempo: as sessões duram 90 minutos. A sensação de produtividade e tempo bem utilizado predomina nos depoimentos dos participantes.

METODOLOGIA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A composição dos grupos de Action Learning é feita com profissionais de diferentes áreas, backgrounds e formações: quanto maior a diversidade, maior a qualidade das perguntas e riqueza das soluções. Não é incomum, portanto, a participação de profissionais da area da Qualidade/Processos que utilizam metodologias analíticas como Ishikawa, MASP, Six Sigma, KT e outras desta natureza estruturada.

Após conhecerem Action Learning, descobrem maravilhados o poder que esta metodologia tem pelo fato de ter uma abordagem integrativa e portanto compatível e adaptável às demais ferramentas e processos. Mais do que isso, Action Learning potencializa o poder das demais ferramentas e é realçada por estas.

ANALÍTICA | INTEGRATIVA

Uma única solução certa | Múltiplas respostas corretas

Pensar separado da ação | Pensar existe na ação

Meta é resolver problema | Meta é aprender com a oportunidade

Fecha definição do problema: | Expande a definição do problema: múltiplas

hipótese e causalidade linear | causalidades e integração de possibilidades

PROBLEMA NÃO É PROBLEMA

O Global WIAL recomenda que seja utilizado o termo “problema” porque gera uma tensão produtiva que mobiliza as pessoas para a ação. Por outro lado, a atuação do Action Learning Coach facilita que a reunião tenha entusiasmo, leveza e fluidez. Com isso, os problemas mais tensos e complexos podem ser identificados, colocados sobre a mesa, explorados e finalmente endereçados para solução. Alguns exemplos de problemas trabalhados nas sessões de Action Learning em empresas brasileiras dos últimos dois anos:

  • Alto custo com horas extras

  • Aprovação dos pedidos em regime de exceção pelo não cumprimento do prazo previsto

  • Dificuldade para administrar o descontentamento das pessoas pelo não fechamento do acordo coletivo de trabalho

  • Metas conflitantes entre as áreas de Operação e Suprimentos

  • Não cumprimento do prazo para contratação e desligamentos de pessoas definido pelo Centro de Serviços Compartilhados

  • Desmotivação do empregado que foi mal avaliado no sistema de gestão de desempenho

  • Impedimento legal para desligar justamente empregados com estabilidade que não entregam e ainda influenciam negativamente o clima da área

Ao explorar os problemas de forma colaborativa, os participantes de Action Learning se fortalecem e as ações resultantes, por serem factíveis, simples de implementar e sob seu controle, agregam um entusiasmo extra na geração de soluções.

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