Action Learning à luz de Kurt Lewin

 

Problemas apresentam-se em nossas vidas a todo momento. Uns mais complexos, outros mais simples. Uns mais conhecidos, outros mais inesperados. Certamente, problemas estarão presentes em nossas vidas em todos os contextos, e buscamos métodos para podermos resolvê-los. Action Learning é um método de resolução de problemas reais, importantes e urgentes, desenvolvido por Reg Revans, nos anos de 1950. O diferencial deste método é que privilegia o grupo para a resolução de problema - não há Action Learning individual. Há uma crença de que o saber instalado em cada membro do grupo é fator fundamental para desenvolver soluções criativas e eficazes para a resolução do problema. Nos primórdios, Reg Revans cita Kurt Lewin como uma influência no desenvolvimento deste método. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo demonstrar correlações existentes entre o método Action Learning e os fundamentos desenvolvidos por Kurt Lewin. Essas correlações contribuirão para que, ao aplicar Action Learning, o coach possa efetuar uma leitura mais ampla e embasada sobre as dinâmicas dos grupos, o que certamente impactará na qualidade das soluções encontradas para a resolução do problema. 

 

INTRODUÇÃO

 

Considerações iniciais

Action Learning é método de resolução de problemas que envolvem um grupo pequeno, trabalhando com questões reais, urgentes e importantes, agindo sobre elas, ao mesmo tempo em que o indivíduo aprende ao fazê-lo. A grande atratividade da metodologia é o seu poder inigualável para resolver desafios difíceis e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas e organizações a custos mínimos. Um ambiente de rápida mutação e problemas globais imprevisíveis requerem que organizações e indivíduos aprendam enquanto agem (MARQUARDT, 2004). Trata-se de uma poderosa ferramenta porque cria continuamente oportunidades de mudança e aprendizagem prática enquanto resolve problemas reais que são importantes e urgentes. Foi desenvolvido nos anos de 1950 por Reginald (Reg) Revans, astrofísico, professor em Cambridge, consultor de gestão. Foi um profissional de habilidades múltiplas: tocava trompete, pintava, foi ginasta olímpico em salto à distância e praticava marcenaria.

Kurt Lewin (1890-1947) nasceu em Mogilmo, Alemanha, doutorou-se em Psicologia pela Universidade de Berlim, onde também estudou Matemática e Física. Foi professor de Psicologia Infantil na Child Welfare Research Station, em Iowa, até 1944. Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics. Em seus 30 anos de atividade profissional, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana.

Lewin não foi apenas o psicólogo que criou o conceito de dinâmica dos grupos. Ele modificou fundamentalmente o curso da ciência social, fornecendo-lhe uma metodologia e uma estrutura conceitual sem paralelo na história das chamadas “Geisteswissenchaften” (humanidades). No entanto, a importância de seu trabalho teórico não é meramente histórica. Sobretudo agora, com o relevo que o tema estrutura vem ganhando no campo das ciências humanas, o estudo paciente da obra de Lewin pode ser um fator decisivo para o rompimento da resistência oferecida pela psicologia em aceitar uma abordagem estruturalista de seus problemas (GARCIA-ROSA, 1972).

 

Objetivos.

Este trabalho tem como objetivo apresentar correlações existentes entre o método Action Learning e os fundamentos desenvolvidos por Kurt Lewin. Esta correlação contribuirá para que seja compreendida a estrutura do modelo proposto por Reg Reavans com base nos conceitos que fundamentam a análise da dinâmica dos grupos. Como veremos mais adiante neste trabalho, o grupo é um elemento fundamental para o modelo Action Learning – e a compreensão da dinâmica dos grupos contribuirá para que, ao aplicar Action Learning, o coach, responsável por facilitar a realizarão da reunião dentro do modelo, possa efetuar uma leitura sobre a dinâmica do grupo, o que possibilitará fazer intervenções em momentos mais oportunos e produtivos, e consequentemente, impactar na qualidade das soluções encontradas para a resolução do problema.

 

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