top of page

Action Learning à luz de Kurt Lewin


Problemas apresentam-se em nossas vidas a todo momento. Uns mais complexos, outros mais simples. Uns mais conhecidos, outros mais inesperados. Certamente, problemas estarão presentes em nossas vidas em todos os contextos, e buscamos métodos para podermos resolvê-los. Action Learning é um método de resolução de problemas reais, importantes e urgentes, desenvolvido por Reg Revans, nos anos de 1950. O diferencial deste método é que privilegia o grupo para a resolução de problema - não há Action Learning individual. Há uma crença de que o saber instalado em cada membro do grupo é fator fundamental para desenvolver soluções criativas e eficazes para a resolução do problema. Nos primórdios, Reg Revans cita Kurt Lewin como uma influência no desenvolvimento deste método. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo demonstrar correlações existentes entre o método Action Learning e os fundamentos desenvolvidos por Kurt Lewin. Essas correlações contribuirão para que, ao aplicar Action Learning, o coach possa efetuar uma leitura mais ampla e embasada sobre as dinâmicas dos grupos, o que certamente impactará na qualidade das soluções encontradas para a resolução do problema.

INTRODUÇÃO

Considerações iniciais

Action Learning é método de resolução de problemas que envolvem um grupo pequeno, trabalhando com questões reais, urgentes e importantes, agindo sobre elas, ao mesmo tempo em que o indivíduo aprende ao fazê-lo. A grande atratividade da metodologia é o seu poder inigualável para resolver desafios difíceis e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas e organizações a custos mínimos. Um ambiente de rápid