top of page

Novo olhar para as relações de poder e a promoção de maior integração com a prática do Action Learni

“Ampliamos muito o nível de confiança,

ficamos felizes com o envolvimento e

abertura das pessoas na troca durante a reunião.”




Sobre o Wial Brasil

O WIAL (World Institute for Action Learning) é uma organização internacional dedicada a promover em todos os setores o Action Learning, uma metodologia de resolução de problemas e desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação.


Em 2015 criou-se internacionalmente a Better World que visa oferecer serviços para as comunidades ao redor do mundo aplicando Action Learning. O WIAL cria parcerias com as instituições, envolvendo-os de forma a ajudar estas organizações a identificarem soluções diferenciadas e criativas para os desafios reais vividos.


No Brasil atua com o mesmo objetivo junto às instituições, tendo a contribuição do trabalho voluntário dos Action Learning coaches certificados e capacitados para aplicação da metodologia, essa parceria ajuda o WIAL no Brasil a exercer sua missão de compartilhar pesquisas, estudos de casos com a prática de Action Learning e a promover maior sinergia entre os coaches envolvidos, promovendo um maior senso de comunidade e promoção de organizações sem fins lucrativos mais fortes, impactando na vida de inúmeras pessoas.


O Lar da Bênção Divina

O LAR é uma instituição filantrópica que desde 1956 presta serviços de apoio às comunidades carentes do entorno do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, entre elas a Vila Coreia, Vila Inglesa, Buraco Quente e Vila Santa Catarina.


No início, a instituição oferecia apenas alimentação, um sopão feito por voluntários. Em 1980, firmou um convênio com a Prefeitura de São Paulo tornando-se creche, recebendo uma verba “per capita” (valor por criança), para a manutenção de suas atividades.


De lá para cá, o LAR, com a ajuda de seus colaboradores e patrocinadores, vem crescendo de forma expressiva, expandindo sua atuação a um programa de apoio pedagógico – Projeto Excelência Pedagógica - e musicalização de crianças e jovens através do Projeto Cultural Orquestra Experimental.


Sobre o projeto

A coach Simone Donadel, é apoiadora do LAR há anos e conhecedora do trabalho sério e relevante desenvolvido na comunidade local, foi apresentada a oportunidade de realizar Action Learning visado contribuir para a gestão da instituição, iniciativa que foi imediatamente aceita pela diretoria da Instituição.

Foi realizada uma reunião com o objetivo de apresentação da metodologia Action Learning e onde nasceu o programa de Action Learning para os gestores, com o objetivo de empoderar todos os participantes a pensarem em soluções em conjunto com os demais colaboradores da casa, sobre os problemas/desafios do dia a dia da instituição, diluir as relações de poder e integrando a equipe.


A presidente do LAR lançou o desejo de atuar nos problemas, desde os mais simples aos mais complexos, acreditando que com o trabalho do Action Learning o grupo poderia resolver problemas em equipe, de forma “natural e orgânica”.