Coaching de grupo à distância: como funciona o Action Learning virtual

2-Oct-2017

 

Durante minha carreira corporativa, foram inúmeras as reuniões por áudio-conferência e por teleconferência que participei e conduzi. Trabalhava na área de Marketing Internacional e as reuniões envolviam grupos diversos, desde a equipe comercial local, o distribuidor local, agências de propaganda ou promoção locais e brasileiras, e outros fornecedores; em outros momentos, as equipes de desenvolvimento de negócios, comercial e marketing de outras divisões ou empresas espalhadas pelo mundo. Chegamos a ter 6 fusos horários diferentes, e o número de idiomas e culturas era ainda superior.

 

Era um desafio gigantesco desenvolver um trabalho em equipe que envolvesse e engajasse as pessoas.
Quando conheci a metodologia Action Learning, percebi ali um potencial enorme para trabalhar na solução de um problema real envolvendo um grupo distante fisicamente e culturalmente diverso, além de desenvolver o grupo e os seus participantes.


O que é Action Learning?
Action Learning é uma metodologia que soluciona problemas reais e desenvolve liderança simultaneamente, que pode ser utilizada em coaching de grupos ou equipes. Neste processo, um grupo de pessoas trabalha juntos em um problema ou desafio, enquanto aprende através da reflexão e gera um plano de ação. Enquanto o grupo, de 4 a 8 pessoas, trabalha na solução de problemas reais e urgentes, cada participante desenvolve uma competência de liderança ou comunicação durante a reunião.


E qual é a diferença de Action Learning?
As perguntas são parte fundamental da metodologia, já que participantes só podem fazer declarações quando há uma pergunta colocada para ele ou para o grupo e as intervenções do coach também são feitas utilizando perguntas.


Além disso, há um equilíbrio entre ação e aprendizagem, o grupo se desenvolve enquanto foca na solução do problema, na melhoria do seu funcionamento como grupo, além de aprimorar competências individuais e gerar aprendizagens transferíveis para outros contextos.


E a reunião de Action Learning pode ser feita à distância?
Sim, a tecnologia atual permite que o grupo esteja junto em uma reunião de Action Learning em um espaço virtual, utilizando plataformas como Zoom, WebEx, Go to Meeting, Skype, etc.

 

Quais os benefícios de utilizar Action Learning virtual?
Os benefícios são vários e aqui foram agrupados, pensando no seu uso atual e futuro:

 

•    Sustentablilidade

  1. Reduz o investimento financeiro, com trans-porte e acomodação decorrentes de viagens para a reunião presencial;

  2. Reduz o tempo comprometido, em um minu-to é possível conectar à plataforma virtual e começar a reunião;

  3. Reduz a pegada de carbono.

•    Diversidade

  1. Possibilita a participação de um número maior de pessoas e, como consequência, é possível ter um grupo mais diverso, que é relevante para a metodologia pois implica em perspectivas e olhares diferentes para o problema;

  2. Elimina a barreira da distância física como restrição à participação;

  3. Valoriza o conhecimento e cultura local, rele-vantes para projetos que são desenvolvidos distantes do local de implementação, por exemplo.

•    Desenvolvimento de competências adicionais

  1. Desenvolve a escuta mais apurada, já que os sinais visuais, olfativos, e corporais são redu-zidos. A voz é elemento-chave com todas as suas nuances, tonalidade, velocidade, volu-me, respiração, refletindo a emocionalidade e intencionalidade, além do conteúdo propria-mente dito;

  2. Desenvolve a habilidade de se conectar com pessoas que não estão fisicamente presen-tes, situação cada vez mais comum no contex-to atual;

  3. Pode melhorar as relações e a qualidade das interações em grupos e times geografica-mente dispersos que já trabalham juntos.

 

Algumas dicas importantes para o coach de Action Learning, a fim de que a reunião de Action Learning virtual seja produtiva, estão relacionadas à metodologia, à tecnologia e à especificidade do espaço virtual.
Em relação à metodologia, a fim de não gerar confusão com outros tipos de reunião virtual, é vital explicar previamente a metodologia e o funcionamento da reunião de Action Learning. Por ser um espaço virtual totalmente dependente de tecnologia, é importante que haja:

 

  1. Definição prévia da tecnologia e plataforma que será utilizada durante a reunião. Caso seja necessário, su-porte e treinamento podem ser oferecidos aos parti-cipantes que não estejam familiarizados;

  2. O coach deve dominar a tecnologia que será utilizada pois pode enfrentar problemas durante a reunião com a conexão, vídeo, som, etc;

  3. Preparação técnica de todos os participantes, disponi-bilizando equipamentos que podem ser necessários: fone de ouvido, microfone, carregador, etc;

  4. Espaço físico real que cada um utilizará deve ser silencioso e garantir certa privacidade;

  5. Materiais que atendam suas necessidades à mão, des-de água e café, por exemplo, até caneta, papel.

 

Texto publicado na Revista - Coaching Brasil - Setembro de 2017 - Ed. 52

Please reload

Search By Tags