top of page

COMO FUNCIONA ACTION LEARNING?

Os grupos de Action Learning podem se reunir apenas uma vez ou várias vezes, dependendo da complexidade do problema e do tempo disponível para sua resolução. As sessões de Action Learning podem durar um dia inteiro, algumas horas, alguns dias, ou ainda podem acontecer ao longo de vários meses. Um grupo pode trabalhar sobre um ou vários problemas. Seja qual for o período de tempo, Action Learning opera ao longo destas fases e procedimentos.

Formação do grupo. O grupo pode ser de voluntários ou pessoas indicadas, pode trabalhar um único problema organizacional ou problemas das diferentes áreas das pessoas que compõem o grupo. Pode ter tempo e número de sessões pré-determinados ou isto pode ser definido na primeira reunião.

Apresentação do problema ou tarefa ao grupo. O problema é apresentado resumidamente ao grupo pelo apresentador, que pode permanecer como um membro do grupo ou se retirar e aguardar pelas recomendações do grupo. Reformulação do problema. Após uma série de perguntas, o grupo, sob a orientação de um coach de Action Learning, chegará ao consenso sobre problema mais critico e importante que deve ser o trabalhado e o grupo deve estabelecer o cerne do problema, o que geralmente difere do problema apresentado inicialmente.

Determinação de objetivos. Uma vez que o problema-chave ou questão foi identificado, o grupo busca consenso para o objetivo, as ações que resolveriam o problema reformulado para o longo prazo, com consequências positivas, ao invés de negativas sobre o indivíduo, equipe ou organização.

Desenvolvimento de estratégias de ação. Grande parte do tempo e energia do grupo será gasto identificando e realizando testes piloto possíveis nas estratégias de ação, que são desenvolvidas através do questionamento reflexivo e diálogo.

Implementação de ações. Entre as sessões de Action Learning, o grupo como um todo, bem como os membros individuais, coletam informações, identificam o status do suporte e implementam as estratégias desenvolvidas e acordadas pelo grupo.

Captura de aprendizagem. Em todo e qualquer momento durante as sessões, o coach de Action Learning pode intervir para fazer perguntas aos membros do grupo que lhes permitam esclarecer o problema, encontrar maneiras de melhorar o seu desempenho como grupo e identificar como sua aprendizagem pode ser aplicada para desenvolver a si mesmos, o grupo e a organização.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Action Learning tem a capacidade de simultanea e efetivamente possibilitar que as organizações:

  • Resolvam problemas complexos e urgentes,

  • Desenvolvam líderes hábeis,

  • Construam equipes de alto desempenho de forma rápida,

  • Transformem a cultura corporativa e criem organizações que aprendem.

Resolução de problemas. Action Learning é construída em torno da resolução de problemas; quanto mais complexo e urgente o problema, mais adequada é utilização da metodologia. O processo interativo e dinâmico da metodologia ajuda o grupo a enxergar o problema de novas maneiras e ganhar perspectivas inovadoras sobre como resolvê-las. O processo de Action Learning possibilita ao grupo procurar as causas subjacentes e ações alavancadoras ao invés de sintomas e soluções de curto prazo. Action Learning examina tanto a visão macro quanto a visão micro para descobrir a melhor forma de quando e como implementar as ações propostas. Como resultado de sua nova abordagem para a resolução de problemas, Action Learning tipicamente gera idéias inovadoras, soluções e estratégias eficazes.

A seleção dos problemas é importante. O Programa de Action Learning global da Boeing tem todo o cuidado para escolher problemas e questões reais de negócio, cuja resolução é crítica para a Boeing e requer algumas ações a serem implementadas. Os problemas escolhidos também geram oportunidades para os gerentes escolhidos desenvolverem uma matriz de competencias de liderança.

Search By Tags
bottom of page