Action Learning para turbinar a colaboração, a agilidade e os resultados

Action Learning para turbinar a colaboração, a agilidade e os resultados
A pandemia não acabou, mas a retomada já está em curso. Tenho conversado com empresas preocupadas em reduzir o gap dos seis meses de paralisação parcial ou total. Tenho ouvido como os problemas ficaram ainda mais complexos, exigindo uma capacidade de reinvenção e ação muito acima do praticado até então, que já tinha um ritmo acelerado. Exagero?
Olha essa manchete do Estadão[1]:
“Participação do comércio online nas vendas do varejo cresceu em 6 meses o mesmo que em 6 anos”
Ninguém redesenha sua estratégia e seu negócio sozinho. Não basta contratar uma consultoria ou uma tecnologia nova. É preciso bem mais que isso. Para fazer acontecer, é preciso diálogo, é preciso conexão, é preciso colaboração e é preciso agilidade na ação. Parece fácil?
“Pergunte a qualquer líder se sua organização valoriza a colaboração e você receberá um retumbante sim. Pergunte se as estratégias da empresa para aumentar a colaboração foram bem-sucedidas e você provavelmente receberá uma resposta diferente”, defende Francesca Gino, cientista comportamental e professora da Harvard Business School[2]. Para ela, os líderes veem a colaboração como um valor a cultivar, não como uma habilidade a aprender. E o pulo do gato está em entender essa diferença.