top of page

Action Learning e Clima Organizacional


indústria farmacêutica

O PEDIDO DO CLIENTE

A divisão brasileira de uma das unidades de negócio de uma indústria farmacêutica sueca solicitou uma solução para aprofundar o entendimento dos dados trazidos pela pesquisa de clima. Os resultados estavam muito bons e o cliente estava interessado em identificar exemplos de como os dados da pesquisa se manifestam no dia a dia e iniciar o levantamento de ações que sustentariam os resultados positivos e alavancariam os resultados menores.

SOLUÇÃO PROPOSTA

Realização de grupos focais, cada um com 8 participantes, para aprofundar o entendimento do que estava por trás dos números. Para a formação dos grupos, foram utilizados os seguintes critérios:

  1. Cada participante seria de uma área diferente, garantindo diversidade e representatividade em cada grupo;

  2. Os participantes não poderiam ocupar cargo de chefia, uma vez que qualidade da gestão era um dos itens da pesquisa.

  3. Tempo de casa, idade, gênero, formação também foram utilizados pelo RH como critérios para garantir diversidade.

Os encontros tiveram 4 horas de duração e foram divididos em 2 m