top of page

Como diversas teorias se “encontram” em Action Learning

Quando conheci Action Learning, em 2009, ainda como participante, fiquei absolutamente entusiasmada por sua simplicidade e ao mesmo tempo, pelo poder que esta metodologia tem para mobilizar pessoas a buscarem seu melhor no grupo e resolver problemas de maneira elegante, harmoniosa e efetiva. Busquei então estudar, conhecer e me certificar nesta abordagem.


Desde então, está incorporada em minhas atividades profissionais e vida pessoal. Costumo dizer que Action Learning é muito mais que uma metodologia. Trata-se de um “Jeito Action Learning de Ser”, que incorpora valores como: apreciação, crença no desenvolvimento das pessoas e na capacidade de um grupo para encontrar suas próprias soluções, humildade.


Quero fazer aqui uma analogia sobre esta palavra: existe uma relação entre humildade e húmus – o que está perto do solo, da terra. Este significado, perto da terra, próximo da essência, pode nos levar a pensar que a atitude humilde – requerida para o Action Learning Coach e desenvolvida pelos integrantes do grupo – é o terreno fértil onde as sementes – as perguntas – serão lançadas, germinadas e frutificadas. Este aspecto é uma das razões para compreensão sobre o poder de Action Learning: resolver problemas, desenvolver competências pessoais, grupais e organizacionais, construindo uma cultura de inovação.


Mas afinal, o que é Action Learning? Para os leitores que ainda não conhecem, trago uma sucinta definição: trata-se de uma metodologia de solução de problemas que, ao mesmo tempo, desenvolve habilidades de liderança. É realizada com um pequeno grupo, de 4 a 8 pessoas, conduzida por um Coach treinado e certificado, que tem o papel de estimular o melhor desempenho deste grupo. Declarações são feitas somente em resposta a perguntas – esta é uma regra. A pergunta mantém as pessoas no foco, desperta um olhar diferente para soluções criativas e estimula conexão entre as pessoas. Ao final de cada sessão, que dura em média 90 minutos, pelo menos uma ação é endereçada para resolver o problema e há uma reflexão sobre a aprendizagem individual, do grupo e organizacional. Estes são os seis elementos do modelo WIAL Action Learning (Figura 1).