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O PODER DE ACTION LEARNING

Várias empresas ao redor do mundo como Constellation Energy, Caterpillar e Sony, também tem utilizado Action Learning como estratégia de criação de times para atuarem em projetos Six Sigma e com o propósito de definir a direção estratégica e desenvolver políticas corporativas.

Cultura de aprendizagem corporativa. As organizações que aprendem estão criando várias maneiras de aumentar a capacidade e habilidades de aprendizagem, de criar uma estrutura e cultura organizacional transformadas, de estimular o envolvimento de toda cadeia do negócio no processo de aprendizagem, além de uma melhor capacidade de fazer gestão do conhecimento. Os grupos de Action Learning idealmente modelam o que a organização que aprende deve ser e como deve operar. Seus integrantes procuram aprender continuamente.

Tanto individualmente quanto como grupo, eles aprendem rapidamente a se adaptarem às mudanças internas e externas do ambiente.

Aprendizagem e conhecimento são continuamente capturados e transferidos para outras partes da Organização. Conforme os integrantes dos grupos de Action Learning retomam suas atividades cotidianas, suas novas habilidades e modelos mentais gradualmente impactam toda a Organização, resultando numa cultura mais provável de aprender continuamente, recompensar aprendizagem e conectar aprendizagem com todas as atividades do negócio.

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DEUTSCHE BANK

No final dos anos 90, Deutsche Bank enfrentou grandes mudanças em seus negócios e na estrutura de pessoal, com implicações críticas para sua cultura corporativa. A mudança organizacional era crítica e as seguintes etapas eram necessárias: reconfiguração das linhas de produtos por divisão, substituição de uma estrutura regional para global, mudança de uma estrutura de liderança multinacional para global, aquisição de várias organizações norte-americanas com seus modelos de liderança, mudança de sua lingua corporativa do alemão para o inglês.

Era critico mudar a cultura organizacional e desenvolver a liderança para trabalhar com estes desafios. O Deutsche Bank reconheceu, entretanto, que seus cursos estavam focados no desenvolvimento individual e não organizacional. Consequentemente, pouco conhecimento era transferido para o ambiente de trabalho, nem tampouco as novas habilidades eram aplicadas ao negócio. Além disso, o custo com os dias de treinamento fora do trabalho eram altos e estavam aumentando ainda mais. O Deutsche buscou então uma ferramenta que pudesse desenvolver líderes enquanto simultaneamente resolvia seus desafios de negócio. Escolheu Action Learning por causa de seu processo de aprendizagem just in time e eficiência da aprendizagem auto gerenciada.

Foram identificados os desafios chave do negócio e teve início um programa de seis meses de Action Learning. O presidente, o director e o gestor do programa selecionaram os problemas e os participantes que melhor se adequavam. Houve quatro critérios que precisavam ser atendidos:

  • 1 – O problema deveria ter importancia estratégica para o banco,

  • 2 – Deveria ser uma potencial fonte para mudança organizacional,

  • 3 – Deveria ser estratégico e não tático para “estressar” os participantes,

  • 4 – Deveria ter escopo abrangente, oferecendo ricas oportunidades de aprendizagem.

Foram selecionados 20 participantes. Após dois dias de Introdução ao Action Learning, os quarto grupos se reuniram por um periodo de 6 a 8 semanas por meio periodo trabalhando sobre os problemas. Os dois dias finais do programa incluíram a apresentação das ações a serem implementadas e os aprendizados que poderiam ser aplicados por toda Organização. O programa foi considerado um grande sucesso, não apenas porque alcançou ações inovadoras e com custo efetivo para cada problema da companhia, mas também porque levou a uma transformação na cultura corporativa do banco.

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POR QUE É TÃO PODEROSO

Action learning não funciona por causa da sorte, mas porque inerentemente entrelaça uma larga matriz de princípios e teorias organizacionais, psicológicas, sociológicas e educacionais; além de elementos chave de ética, ciência política, engenharia e pensamento sistêmico. Cada componente reforça e alavanca o poder de Action Learning. A simplicidade e aplicabilidade imediata de Action Learning possibilitam que Organizações ao redor do mundo alcancem sucesso na resolução de seus problemas, trabalho em equipe, aprendizagem organizacional e desenvolvimento da liderança.

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