top of page

Ajudando quem ajuda a melhorar a educação no Brasil


Dos 193 países do mundo o Brasil é o décimo com maior índice de desigualdade social, tendo diferentes causas como: a dificuldade de acesso ao ensino nos níveis mais elevados, evasão escolar, desemprego, violência, corrupção e dificuldade de acesso à cultura e lazer.

O CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) há 32 anos contribui para a redução da desigualdade do Brasil por meio da educação.

Uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltados à melhoria na qualidade da educação pública e a incidência no debate público, atuando em parceria com escolas, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades, e ainda desenvolve ações que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens; formação de profissionais de educação, ampliação e diversificação do letramento e fortalecimento da gestão educacional e escolar.

O WIAL Brasil realizou uma ação com foco em sustentabilidade, um tema desafiante para Organizações Não-Governamentais. O projeto foi liderado pela Diretoria de Relacionamentos do WIAL Brasil, Magali Lopes*, e contou com a participação de vários coaches (relação abaixo), que voluntariamente se disponibilizaram para rodar as sessões de Action Learning. Inicialmente foram realizados 4 encontros presenciais. O projeto completo, com fotos e depoimentos pode ser baixado em material no formato PDF. Clique aqui e faça o download.

As coaches participantes foram:

Marina Mazi Coach voluntária em todos os Encontros: Diretora de educação do WIAL Brasil, é mestre em Administração de Empresas, com pós graduação em Gestão de Negócios e Administração de Recursos Humanos, formada em Psicologia, tem algumas especializações, entre elas: formação em grupos operativos e psicodrama pedagógico, certificação como Senior Action Learnig Coach WIAL Br, certificação ACC e membro do ICF (International Coach Federation).

Helena Mihoko Miyahara Coach voluntária em todos os Encontros: Psicóloga com especialização em Gestão de Recursos Humanos, pós graduada em Neurociência. Com mais de 30 anos de experiência na área de desenvolvimento de pessoas, atualmente é presidente do WIAL Brasil.

Débora Gaudêncio Coach voluntária no 3º. Encontro: Facilitadora e pesquisadora em CNV - Comunicação Não Violenta. É Certification Trainer Candidate pelo Center for Non Violent Communication – CNVC. Como parte de suas pesquisas em Comunicação Não Violenta, fez aprofundamentos na França, Chile e Canadá. Pedagoga Social, formada com base nos princípios antroposóficos de Ecologia Social, Mediadora Organizacional, É executive coach formada pelo Instituto Eco social, membro da ICF (International Coaching Federation) e facilitadora em programas de desenvolvimento, com foco em transformação do diálogo e resolução de conflitos e cofundadora da Eight∞ Diálogos Transformadores.

Christine Bona De Napoli Coach voluntária no 3º. Encontro e como voluntária da Sessão no 4º. Encontro: Analista de Sistemas pelo Mackenzie, com especialização em Adm de Empresas pela FGV. 32 anos de experiência no mercado financeiro em bancos internacionais. Executiva nas áreas de Operações, Produtos e Negócios, RH, Comunicação, Governança Corporativa e Planejamento Estratégico. CTTP pelo Institute of Human Excellence, certificada nas ferramentas Coaching Game e Punctum pela Points of You. Com formação em Dinâmicas Humanas pela Jeitos de Ser e em Coaching Evolutivo pelo Barrett Value Centre. Atua como coach, mentora e agente de transformação cultural, buscando sempre o novo para apoiar pessoas na descoberta e construção do caminho em direção ao seu propósito. Membro da Eight∞ Diálogos Transformadores.

Karina Colpaert Coach voluntária no 3º. Encontro: Psicóloga, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. 15 anos de experiência executiva na área de RH, com foco no desenvolvimento humano e organizacional em empresas nacionais e multinacionais. Na SCJohnson liderou o projeto de construção da Melhor Empresa para trabalhar, contribuindo para o posicionamento da Cia entre as 10 melhores do ranking do GPTW. Após receber um diagnóstico de câncer de mama, aos 37 anos, e ter contato com os mais profundos sentimentos, quando curada fez uma transição de carreira e hoje é plenamente realizada exercendo o Coaching de Carreira e Vida. Cofundadora da Eight∞ Diálogos Transformadores.

Fernanda Abrantes Coach voluntária da Sessão no 4º. Encontro: Administradora de empresas, com 25 anos de vida executiva em RH, desenvolvida em multinacionais de bens de consumo como Ambev, Kimberly-Clark e Mondelez. É gestora e facilitadora do Impulso Emerge, fundadora da Vivere DHO e Cofundadora da Eight∞ Coaching. É coach de Action Learning, formada como Facilitadora de Grupos pela Adigo e atua como Coach, Mentora e Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional para apoiar pessoas e organizações em sua jornada evolutiva.

* Magali Lopes

Diretora de relacionamentos do Wial Brasil, é Psicóloga e Especialista em dinâmicas grupais, com mais de 15 anos de experiência corporativa em RH de empresas multinacionais, onde implementou processos de desenvolvimento e gestão em vários países, como Índia, China, Espanha e EUA, além do Brasil. É coach Membro da ICF (International Coach Federation), facilitadora em programas de desenvolvimento com foco em transformação do diálogo e resolução de problemas, cofundadora da Eight∞ Diálogos Transformadores.

Search By Tags
bottom of page